Com o objetivo de aprofundar os temas versados no cursilho de dois dias, reuniram-se do dia 28/fevereiro próximo passado as cidades que compoem o GED de SERRINHA-BA para realizar mais um CURSILHÃO visando aprofundar a nossa experiência na convivência com Jesus Cristo.
A abertura foi feita por Adalberto Neres Pinto Gordiano - Coordenador doGED, que faz uma breve colocação acerca da proposta para o encontro e mmostra que
optaram por trabalhar o tripé: ESTUDO, ORAÇÃO E AÇÃO com o objetivo de intensificar o pós cursilhoe criar uma dinâmica de luta para toda a diocese de SERRINHA. Pe. Antonio Elias Cedraz ´Acessor eclesial da diocese junto com a coordenação definiu os passos a serem seguidos neste encontro.
Presente no evento Pe. Teofanes - novo paroco de Santa Luz, que abrilhantou com a sua presença as nossas atividades. Inicialmente Os cursilhistas de Conceição do Coité fizeram o acolhimento e em seguida os irmãos de Retirolândia proclamaram o evangelho do dia (LC 9,28-36) E Naná reflete acerca da quaresma, tempo de transformação e atitudes concretas diante da proposta da CNBB na Campanha da Fraternidade. Ariselma faz a dinamica do abraço para promover a integração do grupo. Em seguida os irmãos de Capela do Alto alegre estimula o grupo com uma mensagem de Esperança e Cristina da mesma cidade fala-noa de Fé, explicitanto que tudo é inutil se a fé alimentada em Jesus Cristo se resumir em discursos que se esvaziam por falta das obras! O Nosso irmão Edney Mota de Conceição do Coité fala-nos de oração com testemunhos fortes de uma vivencia conhecida por todos nós. E volta a enfatizar o lema da carta de S. Tiago 2, 18ss que a oração sem ação emudece a fé. Pe. Elias faz uso da palavra e faz um aprofundamento acerca da CF destacando os pontos mais fortes do texto base da campanha. Pe. Theofanes (Theo) coloca-se com bastante enfase, desculpando-se por não conhecer a proposta do MCC e por está muito recente na paróquia de Santa Luz.
Deste encontro surgiram algumas propostas para a nossa ação concreta diante da preocupação com o ecossistema em todos os aspectos. Das propostasas que mais tomartam força foran:
1 - Abstinencia de produtos intoxicam o meio ambiente
2 - Fazer o cantinho da oração pelos núcleos de educação em suas respectivas escolas
3 - Fazer coleta seletiva em nossos encontros e dar um destino aos produtos selecionados de forma correta
4 - Resgatar o ensino religioso nas escolas
5 - Que cada membro do MCC traga o seu como e seu prato abdicando os copos plásticos e sacos
Finalmente os sacerdotes presente tomaram a palavra e fizeram uma breve celebração e por fim abençoaram em nome da rindade todos os presentes.
Texto: Professor Abelardo Mascarenhas - Conselheiro do GED de Serrinha.
Texto: Professor Abelardo Mascarenhas - Conselheiro do GED de Serrinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário