quarta-feira, 17 de março de 2010

O SENTIDO DA QUARESMA

Celebrar a Quaresma é reconhecer a presença de Deus na caminhada, no trabalho, na luta, no sofrimento e na dor do povo! Como o povo de Israel que andou 40 anos no deserto ante de chegar à terra prometida, terra da promessa onde corre leite e mel. Como Jesus passou 40 dias de retiro antes de anunciar a vinda do Reino. Que subiu a Jerusalém para cumprir a missão que o Pai lhe confiou: dar a sua vida e ser glorificado.

A Quaresma é um tempo forte de conversão, de mudança interior, tempo de deixar tudo o que velho em nós, tempo de assumir tudo o que traz vida para gente, em nossas comunidades, em nossos ambientes e na sociedade. Tempo de graça e salvação, onde nos preparamos para viver, de maneira intensa, livre e amorosa, o momento mais importante do ano litúrgico, da história da salvação, a Páscoa, Aliança definitiva, vitória sobre o pecado, a escravidão e a morte.

Para muitos, é apenas um tempo triste em que se canta e medita sobre os sofrimentos de Jesus que morreu pelos pecados da humanidade. Tempo de pedir perdão a Deus e fazer penitência. A quaresma é marcada sobretudo pela sua dimensão pascal, onde se comemora o acontecimento da morte e da ressurreição de Jesus Cristo.

A espiritualidade quaresmal é caracterizada também por uma atenta, profunda e prolongada escuta da Palavra de Deus. É esta Palavra que ilumina a vida e chama à conversão, infundindo confiança na misericórdia de Deus. O confronto com mo Evangelho ajuda a perceber o mal, o pecado, na perspectiva da Aliança, isto é, a misteriosa relação nupcial de amor entre Deus e seu povo. Motiva para atitudes de partilha do amor misericordioso e da alegria do Pai com os irmãos que voltam convertidos.

Fazer da quaresma um tempo favorável de avaliação de nossas opções de vida e linhas de trabalho, para corrigir os erros e aprofundar a vivencia da fé, abrindo-nos a Deus, aos outros e realizando ações concretas de fraternidade, de solidariedade.

Celebrar a Quaresma é, antes de tudo, experimentar a presença e comunicação salvadora através das celebrações litúrgicas. É tornar presente, festejar as muitas libertações de Deus na história. È renovar a profissão de fé no Deus libertador que o povo eleito fez durante a escravidão do Egito. É também celebrar a busca da humanidade inteira por autêntica libertação, justiça e paz. De repente, toda experiência penitencial, todo clamor dos povos, todo esse combate contra o pecado pessoal e social do mundo, todo esse esforço de seguir Jesus no “ caminho da cruz” começa aos poucos, a dar seus frutos... os efeitos das passagens de Deus já vão se fazendo sentir... as alegrias da Páscoa já se anunciam... É que Terra prometida, o Mundo Novo, feito de homens e mulheres, gente liberta e salva, solidária e fraterna, já se esboça no horizonte...

Celebremos e Participemos da Quaresma com muito amor e carinho!

(Texto coordenação do Ged de Serrinha)



Nenhum comentário:

Postar um comentário