quarta-feira, 17 de março de 2010

O que importa realmente Ser ou Ter?

A sociedade atual vive um grande tsunami de informação e transformação, com isso a humanidade não sabe mais qual direção tomar. A mídia mostra a cada dia aspectos do consumismo afirmando muitas vezes que só é legal aquele que consome muito, que veste tal marca, freqüenta tal restaurante e assim por diante.

O consumismo é definido como ato de comprar produtos ou serviços sem necessidade e consciência apenas para satisfazer ao desejo de estar na moda, de ter tal produto ou de estar em sintonia com a mídia. Com isso percebe-se as perdas dos valores na sociedade, o Ser já não é tão importante o que vale mesmo é o Ter. O que fazer então para mudar essa triste realidade?

Atualmente as instituições organizadas como escola e igreja estão sendo superadas pela mídia e a juventude moderna deixa-se levar muito mais pelas informações apresentadas na TV, Internet, rádio, etc do que por essas instituições, tudo isso se dá pela perda de valores como: respeito, solidariedade, honestidade e responsabilidade.

Há uma busca desenfreada pelo poder, e para isso vale tudo, passar por cima dos princípios familiares e religiosos, dessa forma a sociedade está a cada dia mais próxima daquilo que é apresentado pela mídia. Uma população alienada, multiplicação dos supérfluos e degradação do meio ambiente, todas essas coisas tem causado um grande prejuízo para humanidade.

A CNBB está discutindo sobre Economia e Vida com o objetivo de unir forças no combate ao consumismo que a sociedade hodierna vem se submetendo, para isso foi lançada a Campanha da Fraternidade 2010 que tem como lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, porém é preciso que essa discussão não se encerre junto com a campanha da fraternidade é necessário ir muito mais além, ou seja, deixar sempre viva a semente que está sendo lançada agora no combate ao consumismo e a destruição de nossa sociedade.

Contudo percebe-se que não está tudo perdido ainda pode-se mudar essa realidade e para isso é preciso um trabalho de parceria principalmente entre escolas e igrejas em que seja apresentado para os jovens um homem de nome Jesus Cristo, aquele que mudou a história da humanidade e que pede a cada um de seus filhos que cumpra o seu projeto de dignidade humana. É preciso lutar por uma mudança significativa na sociedade em que o bem comum seja promovido na condução de uma economia a serviço da vida, para que o Ser supere o Ter.

Paz e Bem!!!

Dione Cedraz  - Secretária do Ged de Serrinha - Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário