sábado, 27 de março de 2010

PE. LUIZ RODRIGUES OLIVEIRA UM SACERDOTE QUASE PERFEITO

     No final da década de 80 chega a nossa paróquia - Nossa Senhora da Conceição do Coité - Ba - um sacerdote cheio do Espírito de Deus, que trazia no seu referencial de vida a paixão pela igreja que serve e pela educação como sacerdócio complementar. Para nossa felicidade, um apaixonado pelo MCC - Movimento de Cursilhos de Cristandade e um profundo estudioso deste movimento além do magnífico mestre em cristologia, ramo do conhecimento teológico que veio concluir o doutorado na Espanha para melhor servir a Igreja de Nosso Senhor! Extremamente politizado nunca foi subserviente às propostas dos poderes políticos constituídos por homens de Fé diminuta. Coerente nas tomadas de posição, nunca deixou de ser verdadeiro, sincero e honesto em todos os aspectos do fazer humano. Inculturador do Evangelho penetrou em mais de oitenta comunidades eclesiais de base e por várias vezes mesmo sendo pároco de Conceição do Coité, assumiu a administração de outras paróquias diante da escassez de padres na então diocese de Feira de Santana. Passou por momentos difíceis com sua postura arroja, destemida e coerente quando se tratava da coisa pública e da defesa da nossa Igreja. Foi processado, mas não recuou um milímetro das suas convicções que ajudaram a se tornar sacerdote e educador. Professor do Colégio Polivalente de Conceição do Coité e do Colégio José Ferreira onde fundou o segundo grau. Como se não bastasse viajava toda semana para Salvador para ministrar aulas de cristologia na UCSAL. Liderando um grupo do MCC fundou o Educandário Divino Mestre onde foi o primeiro diretor. Foi as ruas juntamente com a comunidade comprometida com mudanças pedir a instalação de um campos da UNEB e saímos vitoriosos e Pe. Luiz, hoje, Monsenhor Luiz Rodrigues Oliveira foi diretor prótempore e professor da extinta EPB.
     Ainda como paróco de Conceição do Coité foi reitor do Seminário Propedêutico Santana Mesma em Salvador.
Intransigente quando se trata de falar a verdade, fez escola em Conceição do Coité onde deixou muitos admiradores! Justo nos seus julgamentos - o que era permitido julgar - e fiel aos amigos e paroquianos.
    Quando foi cumprir sua missão em outras plagas deixou muita saudade. Mons. Luiz Rodrigues Oliveira é aquela pessoa que ocupa um espaço no nosso coração e tal espaço está preservado para todo o sempre.
    Digo que ele é quase perfeito porque a perfeição é divina, e neste caso perfeito só Nosso Senhor Jesus Cristo!
    Mas estamos buscando a perfeição para exigirmos menos dos outros.

Paz e Bem!

Texto: Abelardo Mascarenhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário