sexta-feira, 12 de março de 2010

CONHECER A SI MESMO

A palavra mística vem da palavra mistério, que significa aquilo que é incompreensível, aquilo que é inexplicável, pois é algo que vai alem dos limites do conhecimento. Por isso é um mistério, sendo assim, impenetrável à razão humana.

Dentro deste contexto, estudamos os gêneros espirituais, desenvolvendo uma doutrina de essência totalmente divina, sendo necessário realizar um encontro com Deus fazendo a acepção da experiência da descoberta da presença do uno na alma humana.

Logo, podemos dizer que a experiência mística é definida por um caminho onde o pensamento humano se identifica como pensamento divino, confluindo para a realização da unidade entre Deus e o ser humano.
Com a finalidade de encontrar-se com a luz divina, o místico percorre um caminho de elevação a Deus. Este caminho consiste na meditação e em uma vida extremamente simples. Pergunto a você hoje: é preciso fazer este caminho? Se for necessário, que caminho seguir para a empreitada desta busca? A resposta, parece-me
clara, é a via de conhecimento de si próprio, ja que antes de conhecer a Deus, o ser humano deve conhecer a si mesmo.

Conhecendo-se a si mesmo, aprenderemos a melhorar as nossas atitudes, e errar menos e compreender melhor os outros.

Socrates filósofo grego que viveu em Atenas por volta do século V A.C, dizia que quando uma pessoa toma juizo, ela simplesmente traz para fora algo que jaá está dentro dela. Daí, sua celebre frase; "HOMEM, CONHECE-TE A TI MESMO". Portanto, perceberemos que não há magia nem ingrediente secreto, apenas a pura e simples aventura de contemplação do EU, da substância do ser, de quem você realmente é.

Trabalho Pungente, mas de verdadeira realização da verdade, pois Deus reside na plenitude do ser, causa imanente da natureza humana.

Que o Espirito Santo de Deus nos ilumine para que possamos realizar o maior desafio do homem: Conhecer a si mesmo" e desta forma, realizar a experiência mistica do se sentir um só com a alma do universo, proclamando: " Guardai-me, ó Deus, porque é em vós que procuro refúgio, sois o meu Senhor, fora de vós não há felicidade para mim ( Salmo 15, 1-2)

Paz e Bem!

Texto do Professor Abelardo Mascarenhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário